Enquanto técnico/a superior de educação social o que mudaria
num ATL se exercesse essa profissão lá?
ü Tentaríamos perceber se um número
mais restrito de crianças produziria um efeito melhor em termos de trabalho
efetuado com as mesmas.
ü Traríamos para o ATL atividades mais
dinâmicas para as crianças fazerem, ao invés da realização de trabalhos de
casa, pois como o próprio nome indica (atividades de tempo livre) as crianças
ficam limitadas ao estudo e não possuem liberdade para escolher as atividades e
/ou brincadeiras que querem fazer.
ü Maior contacto com a natureza e com
as famílias, uma vez que estes passam muito tempo sozinhas;
ü Organizar atividades educativas com
as crianças e com as respetivas famílias (ex: piqueniques, praia, passeios, entre
outros);
ü
Oferecer
formação ás funcionárias do ATL ;
ü
Escutar
ativamente a criança;
ü
Construir
bases relevantes na mesma: espírito de grupo, liderança, esclarecimento de
assuntos próprios da época; sensibilidade ambiental;
ü
Construir
uma relação de confiança com as crianças;
ü
Punições assentes no diálogo e não em castigos
físicos.
Claudio Malheiro; Silvana Sarmento e Sara Teixeira
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