v
Consciencializar os pais/cuidadores da criança
para o facto de que os TPC não deveriam ser realizados no contexto do ATL, uma
vez que esta instituição é designada com o propósito de proporcionar o melhor
aproveitamento do tempo livre, usando-o como um momento não monopolizado, não
comprometido, independente e de liberdade;
v
Realizar ações de formação com os educadores e
auxiliares que estão presentes nos ATL, de forma a que estes tenham uma maior e
melhor perceção acerca de como podem proporcionar um tempo mais agradável e
produtivo às crianças;
v
Fomentar uma maior participação, quer das
crianças, quer dos educadores e auxiliares, em atividades de dinâmicas de
grupo. Isto seria feito para que as crianças se pudessem conhecer melhor uns aos
outros e a si mesmo, promovendo um maior espírito de grupo;
v
Promover a escuta ativa, de modo a valorizar a
opinião/ideias das crianças;
v
Proporcionar melhores condições de trabalho
aos/às Educadores/as Sociais (p.e: salários);
v
Proporcionar atividades que promovam um maior
contacto entre as crianças e a natureza (por exemplo, realizar piqueniques ao
ar livre; passeios; ir à praia; ir ao parque, etc);
Alina Timbur; Joana Ribeiro;Catarina Carvalho; Bruna Sousa
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